O nosso corpo funciona como uma máquina. Para que todas as suas partes trabalhem corretamente, é preciso manter a manutenção em dia. Isso acontece quando reforçamos alguns hábitos, principalmente os que envolvem as atividades físicas.

Não é novidade quando nos falam que exercícios fazem bem à saúde, mas quais são os reais benefícios e como o nosso corpo reage a eles?

RESPOSTA FÍSICA

  • Melhora do condicionamento físico
  • Aumento da resistência
  • Desenvolvimento de tônus muscular
  • Emagrecimento
  • Manutenção do peso
  • Redução do risco de doenças cardiovasculares
  • Fortalecimento dos pulmões
  • Aumento da imunidade

SAÚDE MENTAL

  • Redução da ansiedade
  • Melhora de quadros de depressão
  • Estímulo do sentimento de bem-estar
  • Disposição
  • Melhora do sono

Todos esses tópicos citados acima estão relacionados a capacidade que as atividades físicas têm de produzir e liberar diversos hormônios no corpo humano:

  • Endorfina: Sensação de bem-estar, relaxamento e alívio das dores
  • GH: Hormônio do crescimento
  • Adrenalina/Noradrenalina: Aumento da taxa metabólica, proporcionando queima de gordura
  • Glucagon e insulina: Facilidade de captar a glicose e diminuir os níveis de insulina

Muitas pessoas não praticam nenhuma atividade física porque não gostam de musculação ou acham o ambiente da academia cansativo ou chato. A pandemia do novo coronavírus veio para lembrar que existem diversas opções de exercícios podendo ser realizados, inclusive, dentro de casa. Aqui vão algumas delas:

*Importante! Mesmo quando for realizar as atividades em casa, busque sempre auxílio de um profissional da área para obter a orientação correta.

ATIVIDADES EM CASA (milhares de opções disponíveis on-line!)

  • Funcionais: polichinelo, agachamentos, abdominais, flexões
  • Exercícios para definição: uso de pesos em casa, garrafas com água ou areia
  • Yoga
  • Body Combat
  • Danças: Fit Dance, Zumba e muitas outras!

ATIVIDADES AO AR LIVRE

  • Caminhadas
  • Corridas
  • Bike, patins, skate…

ATIVIDADES EM LOCAIS FECHADOS

  • Academia
  • Pilates
  • Lutas
  • Crossfit
  • Circo
  • Pole dance
  • Dança
  • Natação / hidroginástica

Para manter a máquina do corpo funcionando 100%, é preciso complementar a manutenção diária com outros hábitos saudáveis:

  • ALIMENTAÇÃO: Comer de forma saudável
  • HIDRATE-SE: Beba bastante água
  • MÉDICO: Realize exames periodicamente